quarta-feira, 27 de julho de 2011

Projeto garante tratamento para esclerose múltipla pelo SUS

A Câmara analisa o Projeto de Lei 596/11, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que garante o tratamento adequado às pessoas portadoras de esclerose múltipla por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A esclerose múltipla é uma doença neurológica crônica, de causa ainda desconhecida, que leva à destruição das chamadas bainhas de mielina (estruturas do cérebro pertencentes ao sistema nervoso central), prejudicando a neurotransmissão. Ela causa surtos/remissões, além de fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora, entre outros sintomas.

"A proposta é de extrema importância para o tratamento adequado da esclerose múltipla, trazendo menores custos sociais e uma melhor integração do portador com a sociedade e consequente diminuição nos traumas psicológicos e psicossomáticos", argumenta o autor.

Programa nacional
De acordo com a proposta, o Poder Executivo instituirá o Programa Nacional de Atendimento Diferenciado aos Portadores de Esclerose Múltipla, que terá o objetivo de minimizar os danos e as incapacidades provocadas pela doença.

O programa incluirá:
- atendimento e acompanhamento em serviços hospitalares e ambulatoriais de neurologia, apoiada por especialidades médicas quando necessário;
- esclarecimento e orientação sobre procedimentos destinados a minimizar danos e incapacidades;
- tratamento medicamentoso para aliviar ou minimizar surtos/remissão ou surtos progressivos, sob orientação e acompanhamento médico especializado;
- distribuição de medicamentos;
- realização de exames médicos e laboratoriais, de apoio diagnóstico e periódicos, inclusive análise especializada do líquido cefalorraquidiano (LCR), ressonância magnética com, no mínimo, 1,5 teslas de resolução e outros que permitam o diagnóstico precoce da patologia, o tratamento precoce e a melhora do prognóstico;
- encaminhamento para atendimento prioritário em áreas de apoio devidamente programado, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, equoterapia, hidroterapia, ioga e nutrição, quando disponíveis.

Para os pacientes que tenham constatadas incapacidades motoras de locomoção, o Ministério da Saúde deverá criar meios para fornecer o atendimento gratuito domiciliar. O ministério também deverá manter atualizado o cadastro dos portadores beneficiários do tratamento.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Saiba como fazer seu perfume durar mais na pele


Escolha do tipo de fragrância é fundamental para permanência do cheiro

Na perfumaria, o cheiro estava delicioso. Mas ao usar no dia a dia, você percebeu que o perfume não tinha uma boa duração e nem está tão agradável quanto na hora da compra.

Há uma série de explicações e dicas que podem lhe ajudar não só na próxima aquisição como na permanência do cheirinho agradável em sua pele.

Veronica Kato, perfumista da Natura, explicou ao R7 que são três os pontos a serem observados quando se analisa a duração do perfume. O primeiro é o caminho olfativo: os perfumes florais vão embora mais rápido, devido à evaporação das notas olfativas, enquanto os amadeirados e os adocidados têm duração maior.

O segundo é a concentração. Ao comprar o perfume, a maioria das pessoas não conhece as variações e acaba esperando que um produto de “vida útil” de quatro horas, por exemplo, dure mais do que oito na pele (leia mais na tabela abaixo).

O terceiro ponto é tão importante e significativo quanto os outros: as características individuais de cada pele. Pessoas com a pele oleosa seguram mais o perfume, assim como o odor natural faz com que o mesmo perfume mude de pessoa para pessoa. Alimentação, períodos hormonais e até mesmo medicamentos podem causar alterações no cheiro.

Agora, se você aposta em receitas caseiras acreditando que elas farão o perfume durar mais, como colocar o frasco na geladeira antes da usar, deixar o perfume ao sol para encorpá-lo, saiba que além de estragar o produto, você não obterá maior duração. Luciana Knobel, diretora de criação de fragrâncias da América Latina da Givaudan, explica:

- Recomenda-se guardar o perfume em local fresco e ao abrigo da luz, para que ele dure mais e não sofra processos químicos que podem degradar a fragrância.

Mapa do cheiro

Existem outras dicas que podem manter o cheiro por mais tempo. O uso da água é uma delas, segundo a dermatologista Renata Amoroso Sitonio.

- Passar o perfume após o banho com a pele úmida pode ajudar na fixação, sim. Assim como os cremes hidratantes também devem ser aplicados dessa maneira.

Já Luciana Knobel ensina os lugares estratégicos para a aplicação. De acordo com a especialista, para que o perfume apresente um bom desempenho na pele, os lugares indicados para aplicar a fragrância são os pulsos, o pescoço e as dobras do cotovelo, locais nos quais há uma maior evaporação do perfume.

- A fragrância será mais perceptível tanto para o usuário quanto para quem está ao lado. Para que o cheiro dure mais, recomendo utilizar uma fragrância mais adocicada, com notas de madeiras intensas e resinas como o âmbar, que por apresentarem moléculas maiores, tendem a ficar mais tempo na pele. Um exemplo é o perfume Angel, de Thierry Mugler, que certamente não apresentará problemas de duração.

Quanto à fixação, Eloisa Mello, gerente regional da IFF International Flavors & Fragrance, ensina que, ao contrário do que se imagina, os perfumes não têm um fixador em sua composição. A fixação é parte integrante do perfume. Ela poderá ser maior ou menor dependendo da combinação de matérias-primas usadas pelo perfumista e também das características de cada nota olfativa.

Manual de Instrução

Os perfumes são uma mistura de água, álcool, fragrância e conservantes. A maior parte do perfume é composta por álcool e o que diferencia um tipo do outro são as concentrações de essência, que podem variar de 8% até 20%.

Aprenda na tabela abaixo quanto tempo dura cada perfume de acordo com a concentração da essência e não erre mais em sua próxima compra.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Igrejas em Jerusalém farão encontro de oração pela paz na Terra Santa

As Igrejas cristãs em Jerusalém se reunirão no próximo dia 11 de junho para orar pela unidade e a paz dos cristãos que moram da Terra Santa. Esse será o sexto ano do encontro de oração que acontece anualmente desde 2005.

A oração comunitária será presidida pelo Patriarca Fouad Twal, na igreja do Patriarcado Latino de Jerusalém, em coincidência com a Vigília de Pentecostes que é celebrada pelos cristãos na mesma data.

O encontro de oração surgiu em 2005 em Jerusalém por iniciativa de monges e leigos durante uma Vigília de oração noturna no Santo Sepulcro.

Neste ano acontecerá também uma festa solene na véspera, um culto a ser celebrado em latim, árabe e hebraico.

Fonte: Gospel Prime

Arqueólogos descobrem ruínas de uma igreja cristã em Israel

Uma igreja cristã do início do período bizantino foi achada por arqueólogos na cidade de Acre, ao norte de Israel. Segundo a Autoridade de Antiguidades, o prédio é do período entre os anos 324 a 638 depois de Cristo, com características bizantinas (o Império Bizantino sucedeu o Romano em poderio no mundo conhecido da época), com cerca de 1.500 anos.

A igreja foi encontrada pela Autoridade de Antiguidades de Israel, órgão governamental responsável pelo patrimônio histórico no que concerne a artefatos e imóveis, que estava investigando uma escavação não autorizada para a construção de um shopping center na área. Diante dos resquícios significantes de ruínas, o órgão resolveu continuar a exploração.

A igreja remete ao início do cristianismo, com indícios palpáveis que comprovam a informação. Na região algumas residências de cristãos já foram encontradas, mas essa é a primeira vez que um prédio público foi encontrado em Acre.

Em uma das salas da antiga igreja foi achado um piso em mosaico. Na área externa, foi encontrado um poço, que abastecia o complexo de água fresca. O prédio é feito de pedra com enfeites em mármore, com partes forradas de azulejos decorados, ornados com vasos de cerâmica. Também foram encontradas no local moedas e telhas da época.

Fonte: Gospel Prime

Declarações de Ricardo Gondim sobre a volta de Cristo deixam pastores indignados


O vídeo onde o pastor Ricardo Gondim ensina os pastores da Igreja Betesda que o Arrebatamento da Igreja é uma utopia causou revolta entre pastores e escritores de outras denominações.

Alguns chegaram a dizer que esse declaração prova que ele é realmente o herege da vez, título já concedido por outras declarações como negar a soberania de Deus sobre o mundo e também por defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O pastor Ciro Sanches Zibordi, que é editor e colunista do Christian Post chegou a dizer em seu blog que o líder da Betesda criou a escola “gondimista” que tem se revelado “antibíblica e relativista” ao defender o teísmo aberto, apoiar a união entre pessoas do mesmo sexo e também por não acreditar no Arrebatamento da Igreja.

“Como pode um pastor, que já foi um referencial de pregador no Brasil, ignorar as promessas do Senhor registradas em João 14.1-3 e Apocalipse 22.20?” Questiona o pastor Ciro.

Renato Vargens, escritor e pastor da Igreja Cristã da Aliança, também ficou inconformado com os dizeres do pastor da Betesda sobre a Volta de Cristo, uma das principais doutrinas cristãs que ele classificou como uma utopia, ou seja, algo que não vai acontecer.

O escritor pede aos seus leitores para que orem pelo pastor da Betesda, pois ele “brevemente se transformará em um falso profeta”, diz Vargens que confessa já ter admirado as palavras de Gondim em outros tempos.

Quem também manifestou sua opinião sobre os ensinamentos deste vídeo foi o pastor Leonardo Gonçalves, editor do blog Púlpito Cristão, que fez um pequeno resumo sobre a esperança dos cristãos pela volta de Cristo e citou alguns textos bíblicos que comprovam que Ele voltará.

Falando sobre a reunião de pastores da Betesda, Gonçalves escreve que o líder da denominação “enveredou de vez no terreno dos falsos profetas” principalmente ao citar uma obra de Jurgen Möltmann, considerado pelo editor do Púlpito Cristão como um escatólogo de linha liberal.

Essa “é a prova cabal de que Gondim há tempos deixou de beber nas fontes sagradas para embriagar-se das heresias de Charles Hartshorne, Jurgen Moltmann, Overback, etc. Gondim definitivamente trocou Jesus por Nietzsche, Paulo por Karl Marx, Pedro por Clark Pinnock e o céu pela terra,” escreveu Leonardo Gonçalves.

Fonte: Gospel Prime

Pastor é assassinado a tiros na Nigéria


Extremistas muçulmanos da seita Boko Haram, na terça-feira, 7 de junho, atiraram contra uma igreja no norte da Nigéria.

O reverendo David Usman, de 45 anos, e seu secretário, Hamman Andrew, foram as últimas vítimas de uma onda de ataques feitos pela militância islâmica Boko Haram, que tomou conta do norte da Nigéria este ano. O resultado dos ataques foi a destruição de igrejas, com morte e mutilação de cristãos.

O reverendo Tito Dama Pona, pastor da Igreja Evangélica Vencendo Tudo (ECWA) em Maiduguri, disse que o pastor Usman foi morto e baleado por membros da Boko Haram, em um bairro ferroviário próximo da igreja que Usman liderava.

Pona disse que os cristãos em Maiduguri estão com medo, por causa dessa onda de violência atribuída aos membros da Boko Haram, que desejam impor a sharia (lei islâmica) no norte da África.

“Os cristãos se tornaram alvos desses militantes muçulmanos e já não se sentem livres circulando pela cidade; a maioria das igrejas não realiza seus cultos, com medo de se tornar alvo dos ataques que estão ocorrendo”, disse Pona.

Pessoas confirmaram a morte do Pastor Usman. O reverendo Logan Gongchi disse que todos os cristãos da região, inclusive o próprio Gongchi, que fez seu seminário teológico com Usman, confirmaram isso.

De acordo com Gongchi, o pastor Usman se queixou uma vez das atividades da Boko Haram, dizendo que o governo nigeriano deveria enfrentar o grupo extremista, que mata muitas pessoas inocentes. Usman pediu que orassem por ele, pois não sabia como seria o fim desse conflito com os extremistas muçulmanos.

A morte do pastor marcou o segundo ataque contra a igreja e suas instalações feito por militantes muçulmanos. O primeiro ataque foi em 29 de julho de 2009, quando a Boko Haram queimou o prédio da igreja e matou alguns membros da congregação.

O significado do nome Boko Haram é interpretado no sentido figurado como “contra a educação ocidental”. Alguns acreditam que isso tem como significado ir contra a fé judaico-cristã. O desejo desse grupo é que a Nigéria se torne um Estado teocrático islâmico.

Tradução: Lucas Gregório

Pastores brasileiros da Igreja Mundial são acusados de desviar US$ 3 milhões em dízimos

Ao menos três pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus foram expulsos pelo bispo que supostamente paga um aluguel de US$ 28 mil dólares por mês em Angola.

Alguns jornais angolanos estão divulgando uma denúncia de que pastores brasileiros da Igreja Mundial do Poder de Deus de Angola estão desviando dinheiro da igreja para benefício próprio.

De acordo com o jornal semanal Agora, o bispo Juliano Marques responsável pelos trabalhos no país africano demitiu pelo menos três pastores que teriam descoberto que os brasileiros responsáveis pela IMPD teriam desviado para seus bolsos US$ 3milhões de dólares. Esse dinheiro é fruto de dízimos e da venda de canetas e gravatas “com poder de cura divina”.

Ainda segundo informações do periódico angolano, os brasileiros estão aplicando o dinheiro do dízimo em negócios próprios em Angola e no exterior. Marques também estaria pagando por mês cerca de US$ 28 mil (R$ 44,4 mil) pelo aluguel de um casarão em Talatona, o bairro dos ricos de Luanda. Sendo que o salário de um pastor angolano é 30 mil kwanzas, o que corresponde a US$ 344 ou a R$ 546.

O site AngoNotícias também divulgou o assunto e um dos leitores comentou que o governo local precisa tomar providências diante desses brasileiros que vão até a Angola para roubar o povo. “O governo angolano é tímido em agir perante estes casos, sobretudo perante aos brasileiros que vêm roubar o povo. [O governo] só olha os bandidos das ruas e esquecem os bandidos e diabos brasileiros que enganam os angolanos diariamente”. Disse um leitor.

A IMPD abriu a primeira filial na Angola no ano passado e funciona em um templo provisório na capital Luanda. Até o momento nenhum representante da igreja de Valdemiro Santiago comentou as acusações.

O bispo Marques foi para Angola para substituir o bispo Marcelo Paiva que resolveu abrir o ministério Sê Tu Uma Benção de Deus, também na Angola.

Fonte: Gospel Prime via AngoNotícias

Declarações de Ricardo Gondim sobre a volta de Cristo deixam pastores indignados

O pastor Ricardo Gondim disse em uma reunião de pastores que o Arrebatamento da Igreja é uma utopia.

O vídeo onde o pastor Ricardo Gondim ensina os pastores da Igreja Betesda que o Arrebatamento da Igreja é uma utopia causou revolta entre pastores e escritores de outras denominações.

Alguns chegaram a dizer que esse declaração prova que ele é realmente o herege da vez, título já concedido por outras declarações como negar a soberania de Deus sobre o mundo e também por defender o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O pastor Ciro Sanches Zibordi, que é editor e colunista do Christian Post chegou a dizer em seu blog que o líder da Betesda criou a escola “gondimista” que tem se revelado “antibíblica e relativista” ao defender o teísmo aberto, apoiar a união entre pessoas do mesmo sexo e também por não acreditar no Arrebatamento da Igreja.

“Como pode um pastor, que já foi um referencial de pregador no Brasil, ignorar as promessas do Senhor registradas em João 14.1-3 e Apocalipse 22.20?” Questiona o pastor Ciro.

Renato Vargens, escritor e pastor da Igreja Cristã da Aliança, também ficou inconformado com os dizeres do pastor da Betesda sobre a Volta de Cristo, uma das principais doutrinas cristãs que ele classificou como uma utopia, ou seja, algo que não vai acontecer.

O escritor pede aos seus leitores para que orem pelo pastor da Betesda, pois ele “brevemente se transformará em um falso profeta”, diz Vargens que confessa já ter admirado as palavras de Gondim em outros tempos.

Quem também manifestou sua opinião sobre os ensinamentos deste vídeo foi o pastor Leonardo Gonçalves, editor do blog Púlpito Cristão, que fez um pequeno resumo sobre a esperança dos cristãos pela volta de Cristo e citou alguns textos bíblicos que comprovam que Ele voltará.

Falando sobre a reunião de pastores da Betesda, Gonçalves escreve que o líder da denominação “enveredou de vez no terreno dos falsos profetas” principalmente ao citar uma obra de Jurgen Möltmann, considerado pelo editor do Púlpito Cristão como um escatólogo de linha liberal.

Essa “é a prova cabal de que Gondim há tempos deixou de beber nas fontes sagradas para embriagar-se das heresias de Charles Hartshorne, Jurgen Moltmann, Overback, etc. Gondim definitivamente trocou Jesus por Nietzsche, Paulo por Karl Marx, Pedro por Clark Pinnock e o céu pela terra,” escreveu Leonardo Gonçalves.

Fonte: Gospel Prime

Resgatar Igrejas que perderam o foco do Evangelho é meta de pastores

A fim de recuperar as igrejas enganadas pastores criaram a Comunhão Internacional das Igrejas Evangélicas.

Membros da ICEC também têm planos de levar 5 milhões de almas a Cristo. Um grupo de pastores evangélicos lançou uma nova rede que visa alcançar igrejas americanas que caíram na ideologia liberal e lutam pelo retorno total dos valores e princípios bíblicos nestes locais.
A fim de recuperar as igrejas enganadas, o pastor Harry Jackson Jr.
e um grupo de seis outros membros criaram a Comunhão Internacional das Igrejas Evangélicas, visando à formação de “um exército de igrejas”, que pretende levar o verdadeiro Evangelho às igrejas do continente.

A ICEC (sigla em inglês) irá recrutar cristãos, tanto na nação como no exterior, para acender uma chama na comunidade cristã. Até o dia do lançamento, a rede já tinha mil membros, disse Jackson. Outras 1.000 igrejas e organizações também manifestaram interesse em aderir à rede.

Nos próximos meses, os membros da ICEC têm planos para convidar, seletivamente, mais igrejas e grupos para participarem da rede. Então, eles irão se atirar na sua principal missão: evangelizar 5 milhões de pessoas e montar 5 mil igrejas nos próximos 10 anos.

“Eu acredito que nós vamos ver nos próximos dias, muitos milhões de pessoas impactadas por esta organização e por um novo despertar espiritual que está começando a ocorrer na América”, disse Jackson, líder do grupo.

Os membros fundadores da ICEC acreditam que as igrejas americanas se desviaram de sua função de consciência moral da nação. Segundo eles, essas igrejas têm sido desviadas por líderes espirituais com ideologias que não se baseiam nas Escrituras.

A rede está convocando as igrejas a se arrependerem de seu abraço da doutrina contraditória. É também o estabelecimento de programas para desenvolver discípulos, mentores e líderes que possam enfrentar aqueles que deturpam o Evangelho, começando com as comunidades urbanas que se espalham por todo o país.

“Eu acredito que, como a palavra de Deus nos ensina, somos a luz do mundo e o sal da terra”, disse o membro fundador Dom Joseph Mattera. “Esta ideia também será um farol de luz, pois fazemos a nossa parte para trazer à igreja e para o mundo uma visão verdadeiramente cristã para lidar com política, economia, filosofia, história, teologia, educação e todas as áreas da vida”.

Fonte: O Verbo

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Em entrevista Silas Malafaia afirma que STF “rasgou a Constituição”


O pastor acredita que essa aprovação seja uma porta aberta para outra questão, a aprovação da PL 122

entrevista Silas Malafaia afirma que STF “rasgou a Constituição”

Na última sexta-feira o pastor Silas Malafaia concedeu uma entrevista ao SRZD falando sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aprovar a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão tomada pelos ministros na quinta-feira, 5, deixou o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo indignado. Ele, que se manifestou contra essa aprovação e chegou a ser desrespeitado na internet por suas colocações, declarou que os ministros “rasgaram a Constituição Federal”.

“Homem e mulher, a lei define gênero. Para aprovar isso (a união entre homossexuais) teria que mudar a Constituição. O STF rasgou a Constituição. Ficamos a mercê da opinião pública”, disse Malafaia.

O pastor acredita que essa aprovação seja uma porta aberta para outra questão, a aprovação da PL 122 (Projeto de Lei), que criminaliza a homofobia. “Aprovando esta vergonha, os senhores estão abrindo as portas para que a PL 122, que é a lei mais esdrúxula que já vi na vida, seja aprovada no Congresso, favorecendo homossexuais, criminalizando a opinião e os heterossexuais”, afirmou.

Para impedir que isso aconteça Malafaia está promovendo uma manifestação contra a PL 122 e convida a todos a estarem com ele no dia 29 de junho em frente ao Congresso Nacional às 15h. “Vamos fazer um barulho pesado em frente ao Congresso. Convidamos qualquer um que seja contra essa vergonha a vir conosco: padre, deputado, pastor, todo mundo. Será um barulhão, mas uma ordem pacífica, claro.”

Fonte: Gospel Prime

“A Igreja está se transformando em um supermercado”, afirma pastor na 38ª Conferência da Sepal


Hernandes D. Lopes durante Congresso critica seminários e teologia

Igreja está se transformando em um supermercado”, afirma pastor na 38ª Conferência da Sepal

“Há diferença em pregar a palavra e sobre a palavra. O pregador não tem autoridade para criar a palavra. Ela é mensagem de Deus. Precisamos de uma nova reforma, voltar às escrituras.” Estas foram às primeiras palavras do reverendo Hernandes Dias Lopes durante sua palestra sobre Pregação Expositiva no 38ª Conferência da Sepal, em Águas de Lindóia (SP).

Em uma platéia formada por pastores e líderes de todas as regiões do Brasil, o pastor presbiteriano citou que a Pregação Expositiva é a melhor forma para uma Igreja em crise. Segundo este modelo evita dois extemos: Corrige a Numerolatria e Numerofobia. “O pastor prágmatico não pergunte se é certo. Ele pergunta se dá certo. Muda-se a verdade em busca de resultados.”

Para ele a Igreja está se transformando em um supermercado. ”Os bancos determinam o que o púlpito vai pregar. O evangelho não é um produto de marketing. Deus não quer fã, quer discipulos. O papel do pregador não é agradar o auditório. A verdade nem sempre é popular.”

Ele enumerou ainda as vantagens da Pregação Expositiva. “Ela evita quatro perigos:Liberalismo Teológico, Sincretismo Religioso, Ortodoxia morta, Superfialidade“A maioria dos seminários estão recheados de professores com liberalismo teológico. As igrejas históricas se casaram com liberalismo teológico.” Ele encerrou com uma orientação: O sermão precsa criar uma ponte entre Deus e o Povo.Se quiser alimentar sua igreja estude.”
Fonte: Comunidade Evangélica Portas Abertas

Atriz Cameron Diaz diz que o casamento é uma “instituição morta”

O casamento é uma “instituição morta,” afirma a atriz Cameron Diaz. O Psiquiatra Dr. Keith Ablow concorda com ela e em certa medida, os pastores também.

Nós enfrentamos nossas vidas, dia a dia, esforçando-nos para caminhar o caminho, viver como Cristo, adorar, orar e louvar a coisa certa, mas com toda a honestidade, nosso casamento está em decadência,” disseram os Reverendos Mike e Trisha Fox da Marriage for Today (Casamento de Hoje) e autores de Casamento de Hoje: Um Guia Prático para Casais.

As visões de Diaz sobre o casamento foram reveladas em um tema de Junho da revista Maxim. A atriz de 38 anos disse, “eu não acho que deveríamos viver nossas vidas em relacionamentos baseados nas antigas tradições que não mais se adequam ao nosso mundo.”

Ablow, um membro da Fox News Medical A-Team, apoiou a declaração com seu próprio comentário na Fox News semana passada, dizendo, “Casamento é (como tem sido por décadas) uma fonte de sofrimento real para a vasta maioria das pessoas casadas.” Ele alegou que o fim do casamento é “somente uma questão de tempo agora” e que “nós devemos estar pensando sobre o que pode substituí-lo.”

Ambas as declarações de Diaz e Ablow, apesar de chocantes, estão “na verdade levantando algumas falhas bem fundamentais de uma maneira que nós, como Cristãos, vemos casamento,” comentou os Foxes do Casamento de Hoje ao The Christian Post.

Mas eles compartilharam suas preocupações sobre os comentários de Diaz, especialmente dada a sua influência. Os pastores apontaram que a atriz não é a mais qualificada em se tratando de aconselhamento matrimonial.

“Nós não vivemos desta maneira, nós lutamos para viver para agradar a Deus bem como ao nosso esposo,” observaram eles. “Deveríamos nós receber conselhos de jardinagem de um mecânico de loja que não faz nada além de consertar carros?

Eles encorajaram as pessoas a não serem “afetados pelas tolas declarações de Cameron” e “criarem algumas novas citações por si próprio!”

Embora discordando, os Foxes viram os comentários recentes como uma chamada para despertar. “[Ablow] está nos despertando! Ele está nos dizendo, aqueles que realmente escutam, que nós, como Cristãos, estamos fazendo algo muito errado em nossas vidas, e ele, juntamente com muitos outros estão vendo isso! ”

Os pastores apontaram um estudo realizado pelo Barna Research Group, que mostrou que as taxas de divórcio entre os Cristãos conservadores foram significativamente maiores do que a de outros grupos religiosos, e muito maior do que os ateus ou agnósticos.

“[Ablow] está certo que, em essência, a instituição do casamento está morrendo. Mas nós, como Cristãos, devemos ver isso como uma espécie de desafio e enfrentá-lo!” disse os Foxes.

Eles enfatizaram que os Cristãos têm de se perguntar: “Por que está morrendo? Por que há tantos divórcios em nossos ranks? Por que, assim como o Dr. Keith explica claramente para nós, que nossos casamentos não são uma fonte de felicidade, alívio, consolo e alegria? Mas de estresse e vida deteriorada?”

Os pastores observaram: “Deus costuma usar colegas para nos manter em checagem, para conservar-nos em nossos dedos. Para ver se continuamos a acreditar no que dizemos acreditar.”

“Se alguém na Terra deveria ter um casamento de amor, feliz e satisfatório, este deveria ser o povo de Deus,” concluíram.

Fonte: The Christian Post / Folha Gospel

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Evangélicos são ridicularizados no Twitter após reconhecimento da união gay

Após o reconhecimento da união gay pelo STF várias pessoas resolveram ridicularizar os evangélicos, principalmente, Silas Malafaia.

Após o reconhecimento da união gay pelo STF uma onda de manifestações de apoio tomou a internet e no Twitter a várias pessoas resolveram comemorar ridicularizando evangélicos, incluindo o Pastor Silas Malafaia que fez campanha contra a decisão.

Foram criadas diversos hashtags (tópicos) para o assunto e #chupamalafaia (Chupa Malafaia) e #todoscrentechora (Todos Crente Chora) ficaram por algumas horas sendo os dois assuntos mais publicados do Twitter no Brasil respectivamente, superando até então a tag oficial sobre a união gay, #uniaohomoafetiva, que assumiu a primeira posição apenas algum tempo depois.

Tanto os tópicos #todoscrentechora e #chupamalafaia eram geralmente utilizadas por gays, ateus e simpatizantes da causa homoafetiva que veiculavam as hashtags junto a ironias, palavrões e xingamentos contra Deus.

“Foi se o tempo que religião era desculpa pra alguma coisa, só pra gente ignorante mesmo”, afirmou uma usuária, “Eu tô nessa campanha #todoscrentechora e #uniaohomoafetiva, mas eu não sou gay. Odeio Homofobia… Crentes se explodam”, afirma outro. “Se alguns deles pudessem nos queimariam vivo em fogueiras medievais, sendo assim: #uniaohomoafetiva #chupamalafaia #todoscrentechora”, acusou outro.

Já no tópico #chupamalafaia o que mais se via eram palavrões direcionados ao líder da Igreja Vitória em Cristo, Pastor Silas Malafaia, por sua luta contra causas gays: “#crente fede #chupamalafaia safado”, afirmou uma usuária. “Ele vai pro céu da boca da onça, isso se a onça não for Homo, tbéemm! kkkkkkkk #chupamalafaia”, disse outro. Já uma estudante de direito quer ir mais além: “Ter uma lei anti-igreja também. #ChupaMalafaia“.

Preconceito

Mas nem todas as mensagens eram críticas, muitos cristãos e não cristãos reprovaram a criação e utilização das hashtags: “Sinceramente, acho injusta e preconceituosa a tag #todoscrentechora”, afirmou a jovem Suelen Gomes. “Antes crentes tinham preconceito contra homossexuais, agora é o contrário. #todoscrentechora is bullshit. Quem é preconceituoso agora?”, disse Micael Wandermurem. Nenhum deles afirma em seus perfis que são evangélicos ou se quer creem em Deus.

Para a twitteira Bia Nunes há preconceito nas palavras: “Falando em preconceitos, me explica porque #todoscrentechora foi parar nos TT’s (ranking de assuntos mais falados)? Tipo, homofobia não pode, mais questão religiosa pode zuar?” e completa: “Eu sou crente, tenho amigos gays, e não tenho preconceito nenhum, e ai? Não julguem todos por um grupo ;)”, concluiu.

PLC 122

Aproveitando a polêmica, a PLC 122, lei anti-homofobia, acabou também se tornando um dos assuntos mais falados no twitter por alguns momentos. Simpatizantes da causa gay se mostraram mais confiantes na aprovação da lei no Senado.

Fonte: Folha Gospel

Muçulmanos atacam propriedades cristãs no Paquistão

PAQUISTÃO (11º) - Centenas de muçulmanos em Gujranwala atacaram casas e escolas cristãs e o prédio da igreja Presbiteriana depois de saberem que a polícia liberou dois cristãos acusados de blasfêmia – em meio a relatos de profanação do Alcorão.

Mushtaq Gill e seu filho Farrukh foram liberados na sexta à tarde (saiba mais) após um especialista em caligrafia afirmar que não foram eles que escreveram um bilhete ameaçador ao lado de páginas queimadas do Alcorão. Após serem libertados, os dois foram levados para um local seguro com os membros de sua família.

Às 7h30min da manhã de domingo (30 de abril), porém, assim que a notícia sobre a liberação deles chegou, muçulmanos falavam que novamente haviam queimado páginas do Alcorão no cemitério Aziz Colony, na província de Punjab, de acordo com Timothy Nasir, chefe do Seminário Teológico Fé em Gujranwala. Ele diz que os alto-falantes nas mesquitas começaram a anunciar, e os muçulmanos radicais começaram a se reunir.

Uma multidão de muçulmanos jogou pedras contra casas cristãs e uma escola dirigida por um cristão, Eric Isaac, que foi levado pela polícia para interrogatório. A multidão também atacou a igreja presbiteriana em Aziz. Armados com paus e bastões, os revoltosos entraram em choque com a polícia que ofereceu proteção aos cristãos cercados.

No total 18 pessoas – 15 muçulmanos e 3 policiais – ficaram feridos e foram hospitalizados. Durante o confronto, foram utilizados bombas de gás lacrimogêneo e bastões para dispersar a multidão. Não há notícias de cristãos feridos.

Cerca de 150 manifestantes foram presos, com três casos registrados de ataques contra propriedades cristãs e “criaram uma situação de lei e ordem.” Timothy Nasir disse a Compass que os violentos protestos e investidas muçulmanas contras os cristãos tem obrigado muitas famílias a fugir.

Tradução: Lucas Gregório
Fonte: Portas Abertas

Pastor é atacado por 10 homens ao orar por enfermo

ÍNDIA (32º) - Hari Shankar Ninama, de 65 anos, é pastor e orava numa casa pela cura de um garoto de oito anos, quando, pelo menos 10 extremistas hindus chegaram de motocicletas e invadiram a residência do enfermo, localizada no estado do Rajastão, Índia. O caso ocorreu no início de fevereiro.

Os agressores imediatamente o imobilizaram. Ninama foi colocado em uma das motos e levado à força até uma estrada próxima à cidade de Peepal Khoont, que fica no distrito de Pratapgarh. Lá o pastor foi despido completamente e surrado.

Após o ataque, os sequestradores roubaram o relógio, o celular e a pequena quantidade de dinheiro que Ninama carregava. Ele ainda está sofrendo com os traumas físicos e emocionais.

A família do pastor pediu à polícia que não prossiga com as investigações, por medo de novas violências, uma vez que eles moram há apenas 17 quilômetros do local do ataque.

O pastor identificou dois de seus agressores como Dhuliya e Gautam; os demais ainda não foram identificados.

“Eles me insultaram com palavrões e me acusaram de forçar conversões de hindus ao cristianismo, além de me obrigarem a repetir palavras que eles diziam”, contou o pastor ao Compass, ainda gemendo de dor.

Os malfeitores o despiram às margens da estrada principal fora da cidade. “Ali, eles me espancaram de novo sem piedade, com madeiras, socos e chutes. Antes de me abandonarem ferido e completamente nu à beira da estrada, me roubaram o celular, minha agenda, documentos, o relógio de pulso e 500 rúpias (o equivalente a 25 reais). Antes de fugirem, ameaçaram me matar se eu continuasse a pregar o cristianismo”, relata.

Como começou

O pastor Hari Shankar Ninama contou à agência de notícias Compass Direct que visitava sua filha, Galadh Mangiya Bujh, na cidade de Ambarunda, quando a vizinha dela, Lasiya Bujh, pediu que ele fosse até a sua casa orar por um filho doente.

“Quando comecei a orar pelo menino, um grupo de pelo menos 10 homens, invadiu a casa, interrompeu a oração e começou a me agredir”, contou o pastor.

Outras pessoas aguardavam orações na casa da filha do pastor e testemunharam o ataque. É o caso de Paasu Dindore, que relata: “Eles bateram em Galadh, a filha do pastor, e também no pai do menino enfermo. Eu estava lá para pedir que o pastor Ninama orasse por mim, e logo que a violência começou, eu fugi e pude assistir o restante do episódio de uma distância segura.”

Ameaça: “Se continuar pregando incendiaremos a casa de sua filha”

O inspetor de polícia da cidade, Bhagwat Singh, revelou que a família do pastor estava temerosa que a investigação policial pudesse provocar uma retaliação dos extremistas. A filha e o genro de Ninama compareceram à delegacia para pedir aos policiais que abandonassem o caso. Singh informou que as investigações foram interrompidas.

Um cidadão do local, Sunny Meda, relatou que os radicais tinham ameaçado incendiar a casa da filha do pastor se a polícia os molestasse. “Por três dias, Galadh e sua família, não puderam deixar a cidade nem ir ao mercado”, contou Meda. “Há medo e pânico nas famílias cristãs da cidade.” A polícia ainda não fez nenhuma prisão.
Dindore, que é membro da igreja doméstica dirigida pelo pastor Ninama, contou que não há cultos desde o ataque. Embora debilitado, o pastor Ninama disse ao Compass que continuará a evangelizar nas cidades vizinhas e a orar pelas pessoas sempre que for chamado.

O inspetor Singh confirmou que o sacerdote caminhou despido por sete quilômetros, do local do crime até a delegacia de polícia. “Eu o vesti imediatamente quando ele chegou ferido e nu à delegacia”, contou Singh.

O pastor preencheu um boletim de ocorrência, e a polícia registrou o caso como lesão corporal dolosa, constrangimento ilegal, difamação e atentado com intenção de provocar distúrbio da paz, formação de quadrilha, e perturbação de um encontro religioso.

Boletim Médico

O pastor recebeu assistência por dois dias na emergência do Centro Médico Mahatma Gandhi, sendo transferido depois para um hospital particular. O Dr. Ravi Upadhaya informou que Ninama sofreu ferimentos físicos e abalos emocionais.

“O paciente sofreu escoriações em muitas partes do corpo, com equimoses e manchas roxas nas costas e coxas”, informou o Dr. Upadhaya. “Ele está também com uma grande ferida na nuca que sangrou bastante, e reclamou muito de dores internas no peito. Porém, mais do que os traumas físicos, este homem de 65 anos está mentalmente traumatizado”, concluiu o médico.

O pastor recebeu alta do hospital em 11 de fevereiro, mas continua se queixando de fortes dores. Interceda por ele.

Quem é o pastor Ninama

Agricultor de profissão, o pastor Ninama se converteu do hinduísmo ao cristianismo há 12 anos. Ele e sua esposa têm seis filhas e dois filhos. Ele dirige uma igreja doméstica com cerca de 40 membros, que moram na sua cidade e em vilarejos próximos, incluindo o lugar onde aconteceu o ataque.

O Partido do Congresso está no poder no Rajastão, com Ashok Gehhlot como ministro-chefe desde dezembro de 2008. Anteriormente, governava o Partido Bharatiya Janata, que conseguiu aprovar uma controvertida “lei anticonversão”, que classifica como ilegais as conversões “forçadas ou fraudulentas”, e que costuma ser usada frequentemente para molestar os cristãos com falsas acusações.

A lei diz que “conversão” é um crime inafiançável, sujeito à prisão imediata com pena de até cinco anos. Esta lei, no entanto, tem recebido forte oposição do governo da atual presidenta da Índia, Pratibha Devisingh Patil.

Tradução: Joel Macedo

Fonte: Missão Portas Abertas

Cristãos são privados de seus direitos por ativistas hindus

ÍNDIA (32º) - No início de março, em Rekong Peo, distrito de Kinnur, a pequena comunidade cristã local foi ameaçada por ativistas hindus. Os cristãos foram vetados em atividades sociais cotidianas e proibidos de utilizar a rodovia, de buscar e beber a água nos locais públicos e de caminhar pela floresta. Tudo isso porque eles decidiram seguir a Jesus. Um grupo de 20 cristãos registrou uma queixa na delegacia de Bhavannagar no mesmo dia do incidente, mas como foi relatado por K Sumi, colaborador da organização Friends Missionary Prayer Band, a polícia local e os oficiais do governo não só falharam em protegê-los, como também estão agindo em favor dos ativistas hindus.

Ore por essa comunidade cristã, para que Deus toque o coração dos hindus, autoridades e polícia, para que eles consigam desfrutar de seus direitos de cidadãos.

Tradução: Missão Portas Abertas

sábado, 26 de março de 2011

O Amor tem cheiro...

Amo beijar a cabeça dos meus filhos, sentir o cheiro, abraçá-los...É nessas hora que acredito que amor tem cheiro, porque é um desejo tão grande de aconchegá-los bem juntinho, medo de perder, necessidade de proteger, amar, acalentar...meu bebê está com 8 meses agora, e o que me dá grande prazer é apertá-lo, sentir que ele está comigo, e ficar pensando: como posso amar tão incondicionalmente alguém tão pequeno? e seu cheiro me dá a certeza desse amor...parece loucura não? amor pra mim, tem o cheiro dos meus filhos....

Registros...

Esses dias eu estava pensando em como a tecnologia nos faz avançar no tempo, mas ao mesmo tempo nos faz esquecer ou ignorar momentos preciosos que deveriam ser guardados em algum lugar onde pudesse perdurar...Onde registrei os primeiros passos do meu filho, ou suas primeiras palavras? são coisas pequeninas, detalhes que jamais deveriam ser ignorados. Lembra do album do bebê? era um prazer pra toda familia, anotar tudo sem deixar passar nada, mas hoje meu álbum é digital, e tenho corrido tanto que não "tenho tempo" de anotar esses pequenos momentos...meu filho teve um atrazo de fala e agora fala pelos cotovelos, outro dia ele estava chamando lagartixa de jacaré, camarão de tubarão e papagaio de pacagáio...rsrs...não tive um álbum para registrar tudo isso e é tão pouco tempo pra sentar em frente ao computador e guardar essas relíquias..sim, pois daquí a pouco ele vai crescer e esses detalhes vão ficar pra trás por falta de registro...

terça-feira, 8 de março de 2011

Trecho do livro "Nem uma hora?" Larry Lea

Para muitas pessoas, a palavra disciplina é um termo muito desagradável. E a maioria, quando pensa em disciplina relacionada com a oração, assume uma expressão decidida, aperta os dentes e jura: "Vou ter disciplina para orar, nem que tenha de morrer." Foi a mesma expressão quemeu filho John Aaron estampou no rosto quando lhe disse que tinha de comer espinafre.


"Papai", disse ele num tom de voz que se assume numa conversa de hoem pra homem, " não gosto de espinafre; mas vou comer"


Quantas vezes você talvez já tenha dito para Deus: "Pai, não gosto de orar; mas vou orar." Mas a verdade é que a oração não precisa ser um peso; pode ser uma fonte de satisfação e prazer.


Já observou que o Pai Nosso começa e termina com espressões de louvor? É que nós temos de entrar por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios com hinos de louvor (Sl 100.4). E Jesus estava ciente disso quando deu a seus discipulos essa instrução: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome." (Mt 6.9)


Pela fé dizemos "pai"; pelo amor, dizemos "nosso".


O Deus criador onisciente, onipotente, vivendo na eternidade, convida a todo o que crê a que o chame de Pai

terça-feira, 1 de março de 2011

Índia condena 11 à pena de morte por incêndio e violência


Onze muçulmanos foram condenados à pena de morte e outros 20 à prisão perpétua nesta terça (01), uma semana depois de terem sido considerados culpados pelo incêndio de um trem em 2002, que provocou confrontos religiosos violentos que mataram 2 mil pessoas.

A onda de violência no oeste do país, uma das mais sangrentas desde a independência da Índia, teve início depois da morte de 59 hindus no incêndio do trem no qual retornavam de uma peregrinação.

O trem foi atacado na estação de Godhra, no estado de Gujarat (oeste). Os hindus do estado acusaram os muçulmanos e protestaram durante três dias nos bairros islâmicos de várias cidades, situação que terminou em um banho de sangue.

A origem do incêndio do trem nunca foi realmente esclarecida e o incidente abalou as relações entre as duas comunidades.

Em 2005, uma investigação concluiu que o incêndio começou com um acidente, mas outras investigações oficiais não concordaram com esta tese.

Fonte: Portas Abertas

Assassinato em Bagdá levanta temores de mais ataques a cristãos


Após um curto período sem ataques, a comunidade cristã do Iraque voltou a ser alvo novamente. Desta vez um grupo armado invadiu a casa de um cristão, no bairro central de Bagdá, em Karrad, e o matou. Vítima de uma morte cruel, Youssif Isho era um caldeu de 70 anos de idade quando foi esfaqueado até a morte.

Por causa disso, as fontes advertiram à agência AsiaNews que outros possíveis ataques contra os cristãos são esperados na capital. "Os fiéis ainda sofrem", disse um líder cristão. "As pessoas estão assustadas, movendo-se cautelosamente com medo de mais violência", acrescenta.

De acordo com informações obtidas pela agência AsiaNews,a morte de Youssif Isho foi apontada como um alvo de grupos extremistas. O cristão não teve nada roubado e morava sozinho em Karrad, no centro de Bagdá.

Manifestações

As manifestações que têm sido planejadas no país causam medo aos cristãos iraquianos, preocupados quanto a sua segurança. Desde o final de 2010, a comunidade cristã tem tido um decréscimo, pois muitos deixam o país em busca de refúgio.

Na cidade de Kirkuk, os árabes sunitas planejaram uma manifestação, que no sul, partiram dos grupos xiitas.

A capital do país deve ser o palco de manifestações ligadas a eventos mais amplo na região do Oriente Médio.

"Um vulcão explodiu e não há fim à vista", comenta uma fonte sob a condição de anonimato.

"As pessoas estão com medo", disse o líder cristão, "porque grupos extremistas poderiam se infiltrar [nas manifestações], e causar estragos". Muitos temem mais "destruição e até mesmo assassinatos seletivos".

Tradução: Carla Priscilla Silva

Esposa de chinês preso ganhador do Nobel se diz 'refém'


O caso do ativista chinês ganhador do prêmio Nobel da Paz de 2010 que causou indignação internacional, ganha mais um agravante. Sua esposa, Liu Xia é mantida refém em sua própria casa, causando uma desesperadora situação como ela declarou na última semana segundo a associação ChinaAid.

A declaração é tida como seu primeiro contato com o mundo exterior em quatro meses, segundo um amigo próximo que conversou online.

Após o anúncio de outubro, onde informaram que seu marido tinha ganhado o prêmio, Liu Xia não conseguiu mais ter contato com nenhuma pessoa. Inicialmente, pensou-se em prisão domiciliar na residência do casal localizada em Pequim, mas acredita-se que ela esteja presa na casa de seus pais.

Em sua declaração, a chinesa se diz infeliz e acrescenta: "Ninguém pode me ajudar.”

Na conversa pela internet, Liu Xia pediu ao contato que não ficasse online, “caso contrário, toda a minha família estará em perigo." Quando perguntaram se estava em casa, a resposta foi positiva, seguida da informação de que "minha família inteira é refém."

"É tão angustiante, não paro de chorar. Ninguém pode me ajudar..."

A conversa foi cessada para que não houvesse danos a ela ou sua família, informando que existe um apoio a eles.

Liu Xiaobo cumpre uma sentença de 11 anos por incitar a subversão do poder do Estado através da coautoria da Carta 08, que é um alerta para reformas democráticas, além de outros ensaios publicados online.

No ano passado, na cerimônia de entrega do Nobel, o autor foi representado por uma cadeira vazia, já que nenhum representante da sua família pode comparecer.

Desde então, sua esposa foi colocada em prisão domiciliar. Embora toda a comunicação tenha sido cortada, ela foi capaz de visitar seu esposo na prisão uma vez.

Citando os casos de Liu Xia, o desaparecimento do advogado Gao Zhisheng e a prisão domiciliar após a liberdade do ativista jurídico Chen Guangcheng, grupos de direitos humanos temem que as autoridades se utilizem cada vez mais de métodos ilegais para silenciar vozes indesejadas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Trecho do livro: Maria a maior educadora da história - Augusto Cury

Era o fim de mais um dia ensolarado. O sol se despedia no horizonte anunciando mais uma noite desértica. A pele suava e colava às grossas mantas, gerando desconforto. Tudo parecia transcorrer tranquilamente quando, de repente, a rotina se estilhaça.

Alguns homens surgiram subitamente arrastando uma mulher. Ela estava esfolada e sangrando. Chorando e sem forças, ela clamava em desespero por compaixão! Compaixão!

Quem era a vítima? Uma mulher pega em flagrante adultério. Foi arrancada da sua cama com violência. Esbravejavam com o homem que dormia com ela, mas o deixaram livre. Que injustiça!

Hasteando a bandeira do moralismo, os carrascos da mulher a arrastavam e bradavam: "Prostituta! Prostituta! Você contamina nossa terra! Merece a morte!". Os sentimentos de solidariedade diluíram-se no radicalismo religioso.

Atrás dos algozes um cortejo de homens furiosos, como se todos fossem puros e não tivessem conflitos. Queriam exorcizar os fantasmas interiores que os assombravam, mas, como não os enfrentavam, projetavam esses fantasmas na mulher desprotegida, tentando espantá-los.

Gritavam: "Apedrejem-na! Apedrejem-na!". Alguns sacudiam o pó dos pés, outros cuspiam na vítima. Ao longo da história os piores inimigos de Deus sempre foram seus defensores radicais.

Era possível prostituir-se na mente, nas intenções, nas ações, mas não

fisicamente. Era aceitável estar infectado por dentro, mas não era admissível uma demonstração exterior. A sociedade era e sempre foi hipócrita!

A biografia masculina tem uma dívida impagável com as mulheres. Os homens

sempre foram o sexo frágil, pois só os frágeis usam a força. As mulheres sempre usaram

mais as ideias e a sensibilidade. Por isso esse misterioso Deus chamou uma mulher para

cumprir uma missão que milhares de homens não conseguiriam.

Ao apedrejar publicamente as mulheres adúlteras, os radicais religiosos queriam que a doutrina do medo se infiltrasse como chamas de fogo no inconsciente coletivo, reprimindo comportamentos.

A multidão se aglomerou. O ritual começou. A mulher protegia o rosto. As pedras começaram a ser atiradas sem piedade. Os músculos eram lesionados, os ossos, quebrados, o sangue era sorvido pela terra. Cada minuto era uma eternidade de dor. As mulheres queriam protegê-la, mas, se o fizessem, teriam a mesma sorte. Chorando, assistiam à agonia de sua semelhante.

Nenhum homem perguntava se ela sofrera crises e vivera pesadelos existenciais. Não a consideravam um ser humano, mas uma adúltera que deveria ser exterminada do mapa da existência.

Não havia idade mínima para assistir a essa brutalidade. Muitas meninas, agarrando-se às vestes de suas mães, choravam ao ver a dor da miserável mulher. Entre elas havia uma pequena garota que cobria seu rosto com as mãos, mas deixava escapar por entre os dedosflashes da cena da mulher que agonizava.

Seu nome era Maria. Como todas as outras meninas do seu tempo, ela deve ter assistido a diversas cenas como essa. Causava-lhe arrepios pensar em um dia cometer o mesmo sacrilégio. Como toda criança, é provável que a pequena Maria tenha perdido o sono relembrando os gritos e as cenas terríveis que vira no dia anterior.

Sartre, como Freud, acreditava que nos primeiros sete anos de vida arquivamos algumas experiências emocionais reprimidas, nas quais temos dificuldades de colocar para fora. Dentro de nós há uma criança que exige reparos por tudo o que viveu.

A pequena menina cresceu. Tornou-se uma jovem vivaz, instigante, estava com cerca de 15 anos. A cultura de seu povo e as dificuldades de sobrevivência da época faziam as mulheres amadurecer mais rápido e assumir compromissos sociais mais cedo. Mas Maria ainda era uma adolescente.

Como muitas jovens de sua idade, já estava noiva. Na cultura judaica, o noivado era tão sério como o próprio casamento. Estava prestes a finalizar o ritual do casamento, mas não havia mantido relações sexuais com seu futuro marido, José, um carpinteiro sem grandes posses, que carregava pesadas toras e as lapidava para sobreviver. Tinha as mãos calejadas pelos atritos das ferramentas que usava e a pele ressequida pelo calor do sol. Era um homem acostumado ao trabalho pesado.

Trecho do livro: Ele escolheu os cravos/Max Lucado

A princípio, os discípulos ficaram anestesiados, depois

rapidamente fugiram.

Herodes queria um show.

Pilatos queria livrar-se do problema. E os soldados? Eles

queriam sangue.

Então açoitaram a Jesus. O chicote legendário consistia em tiras de couro com bolas de ferro em suas pontas. Seu objetivo era singular. Bater no acusado progressivamente até quase matá-lo, então parar. Trinta e nove chicotadas eram permitidas mas raramente necessárias. Um centurião monitorava o estado do prisioneiro. Sem dúvida Jesus estava próximo à morte quando suas mãos foram desamarradas e Ele caiu ao chão.

Chicotear foi a primeira ação dos soldados.

A crucificação foi a terceira. (Eu não pulei a segunda. Já vou

chegar lá.) Embora suas costas estivessem machucadas pelas

chicotadas, os soldados colocaram a cruz sobre os ombros de Jesus e o fizeram carregá-la até o monte da crucificação, onde o executaram.

Não culpamos os soldados por estes dois atos. Afinal, eles estavam apenas seguindo ordens. Mas difícil é compreender o que fizeram neste ínterim. Eis aqui a descrição de Mateus:

Então, soltou-lhes Barrabás e, tendo mandado açoitar

a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

E logo os soldados do governador, conduzindo Jesus à

audiência, reuniram junto dele toda a coorte.

E, despindo-o, o cobriram com uma capa de escarlate. E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-na em sua cabeça e, em sua mão direita, uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus!

E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana e batiam-lhe com

ela na cabeça.

E, depois de o haverem escarnecido, tiraram-lhe a capa, vestiram-lhe as suas vestes e o levaram para ser crucificado. (Mt 27.26-31)



A obrigação dos soldados era simples: Levar o Nazareno até o monte e matá-lo. Mas eles tinham outra idéia. Queriam se divertir primeiro. Fortes, descansados e armados, os soldados cercaram um carpinteiro galileu exausto e quase morto, e o atacaram. O açoite fora ordenado. A crucificação ordenada. Mas quem teria prazer em cuspir em um homem quase morto?

O ato de cuspir não tem a finalidade de machucar o corpo — de forma alguma. O ato de cuspir é a intenção de degradação da alma, e muito eficiente. O que os soldados estavam fazendo? Não estariam eles elevando-se a si próprios à custa de outra pessoa? Eles sentiram-se grandes ao humilhar Jesus.

Você já fez isto? Talvez nunca tenha cuspido em alguém, mas já fofocou? Caluniou? Você já levantou as mãos enfurecidas ou levantou os olhos com arrogância? Já colocou os faróis altos no retrovisor de algum carro? Já fez alguém se sentir mal para você se sentir bem?

Foi isto que os soldados fizeram a Jesus. Quando você e eu fazemos o mesmo, fazemos isto com Jesus também. "E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" (Mt 25.40). A maneira como tratamos os outros é a mesma como tratamos a Jesus.

"Ei, Max, não gostei desta frase", você protesta. Creia-me, não gosto de dizer isto. Mas precisamos enfrentar o fato de que há algo animalesco dentro de cada um de nós, que nos obriga a fazer coisas que surpreende até a nós mesmos. Você já não surpreendeu a si mesmo? Já parou para refletir sobre alguma atitude e pensou: "O que deu em mim?"

A Bíblia possui uma resposta com seis letras para esta

questão:

P-E-C-A-D-O. Existe algo ruim — animalesco — dentro de cada um de nós. "Éramos por natureza filhos da ira" (Ef 2.3). Não é que não possamos fazer o bem. Podemos. O fato é que não conseguimos evitar fazer o mal. Em termos teológicos, somos "totalmente depravados". Embora feitos à imagem e semelhança de Deus, temos caído. Somos corruptos ao máximo. O âmago de nosso ser é egoísta e perverso. Disse Davi: "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Sl 51.5

A tua graça me basta

Música do Renascer praise e que me toca bastante...

Quando lembro de tudo que já vivi

Dos caminhos estreitos que percorri

E das setas que lançaram pra me atingir

Dos gigantes que tive que derrubar

E os espinhos que tentaram me machucar

Me fazer desistir, desacreditar

Mas o teu manto me cobriu

Tua voz acalmou meu coração





Graça, Tua doce graça que me basta

Graça, trago em mim as Tuas marcas

Graça, maior prova de amor meu Senhor



Eu não sei mais viver longe de Ti

O Teu sentimento habita em mim

Vou continuar até o fim

És minha inspiração de amor

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Trecho do Livro A ditadura da beleza e a revolução das mulheres de Augusto Cury

“Influenciadas pela mídia e preocupadas em corresponder aos inatingíveis padrões de beleza que são apresentados, inúmeras mulheres mutilam sua auto-estima-e, muitas vezes, seus corpos- em busca da aceitação social e do desejo de se tornarem iguais ‘as modelos que brilham nas passarelas, na TV e nas capas de revistas.”

“O objetivo da ditadura da beleza é promover inconscientemente a insatisfação, e não a satisfação. Pois uma pessoa satisfeita, bem-humorada, feliz, tranquila, não é consumista, consome de maneira inteligente, não precisa viver a paranóia de trocar continuamente de celular, de carro, de roupas, de sapatos. Todavia, pessoas insatisfeitas projetam sua insatisfação no ter. Consomem cada vez mais, porém sentem cada vez menos.”

“As correções estéticas num mundo que supervaloriza a imagem pode aliviar a ansiedade e gerar auto-estima. No entanto, se as mulheres não resolverem a síndrome do padrão inatingível de beleza, a intervenção estética não solucionará a insatisfação com elas mesmas. Hoje operam o seio, amanhã o nariz, depois o rosto. O buraco é interior.”

“Quando se olham nos espelhos, as mulheres valorizam mais seus defeitos do que suas qualidades, pois se vêem através das janelas doentias que construíram em sua psique.”

“Mulheres e homens precisavam ter a convicção de que não existe beleza perfeita. Toda beleza é imperfeitamente bela. Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva com um quadro de pintura, uma obra de arte.”

“Quando vocês, mulheres, fazem propaganda para seus homens de uma área do seu corpo que rejeitam, que tipo de janelas vocês plantam na memória deles?

_ Muito bem. Por isso, eles passam a dar importância ‘aquilo que antes não era essencial. Os defeitos, passam a ser observados por eles e a incomodá-los também. Isso contribui para a destruição do encanto e da sensualidade da relação e para corroer o romantismo.”

trecho do livro O vendedor de sonhos de Augusto Cury

"Sem Sonho, os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão"

"O objetivo principal dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar dos fantasmas do conformismo"

"Quem não é generoso consigo jamais será com os outros. Quem cobra muito de si mesmo é um carrasco dos outros"

"A generosidade é um dos maiores sonhos que devemos difundir no grande caos social"

"É possível fugir dos monstros de fora, mas não dos que temos dentro da mente"

"Os egoísta vivem no calabouço das suas angústias, mas os que atuam na dor dos outros aliviam a própria dor"

"Os que vendem sonhos são como vento: você ouve sua voz, mas não sabe de onde vem e nem para onde vai"

"Se quiserem vender o sonho da solidariedade, terão de aprender a enxergar as lágrimas nunca choradas, as angústias nunca verbalizadas, os terrores que nunca contraíram os músculos da face"

"Começamos a entender que, quando somos frágeis, aí é que nos tornamos fortes"

"Não existe pessoas imprestáveis, mas pessoas mal valorizadas, mal exploradas"

"O ser humano não morre quando seu coração deixa de pulsar, mas quando de alguma forma deixa de se sentir importante"

"Aprenda que uma pessoa pode ferir seu corpo, mais jamais poderá ferir sua emoção, a não ser que você permita"

"A vida se extingui rapidamente no parêntese do tempo. Vivê-la lenta e deslumbradamente é o grande desafio dos mortais"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Trecho do Livro: Como viver acima da Mediocridade

O vôo sublime, elevado, não acontece por acaso. É o resultado de um esforço mental árduo – é preciso que a pessoa pense com clareza, com coragem e muita confiança. Jamais alguém deslizou para fora da mediocridade à maneira de uma lesma preguiçosa. Todos quantos eu conheço, modelos de alto nível de excelência, ganharam a batalha da mente e mantêm cativos seus pensamentos corretos. Entretanto, há riscos; estes indivíduos escolheram cumprir o papel de uma pena ativa da qual flui a tinta, em vez de um passivo mata-borrão onde se assenta e absorve o que os outros realizaram.

O mundo está cheio de pessoas que desistem facilmente. Ficam sentadas de braços cruzados, carrancudas, de olhar cético. Têm determinação efêmera. Suas palavras favoritas são: Pra que tentar? Vamos desistir… não podemos fazer isso… ninguém consegue realizar coisas assim…

Eles perdem a maior parte da ação, para não mencionar o divertimento! Decoraram as regras, mas suas mentes estão fechadas para as possibilidades novas, criativas. À semelhança de ratos de esgotos, o mundo delas limita-se a um diâmetro apertado, feito de “não vou fazer, não vou conseguir, não posso, desisto”.

Contudo de vez em quando, tropeçamos em algumas pessoas de espírito cheio de vitalidade, que decidiram nos pântanos do “status quo”, pessoas que não fugirão de medo de ser diferentes, embora os outros sempre venham a dizer: “Isso não pode ser feito”. Os que miram alto são águias de vontade forte que se recusam a ser perturbadas pelo negativismo e ceticismo da maioria. Jamais usam as palavras: “ È melhor a gente desistir!” São exatamente as mesmas pessoas que crêem que a mediocridade deve ser enfrentada. Essa confrontação inicia-se na mente – o canteiro germinal de possibilidades ilimitadas, infinitas.

Muitos constatam isto e não se surpreendem: as ações que vão saindo de dentro de nós são exatamente nossos pensamentos que foram entrando. Em outras palavras, nós nos tornamos aquilo que pensamos. Muito tempo antes desse conceito popular adentrar a psicologia, a Bíblia já o incluía num de seus antigos rolos; ela o declarava de maneira ligeiramente diferente: “Pois como imaginou em sua alma, assim é” (Pv. 23:7)

O segredo de viver-se uma vida envolvida em excelência é apenas uma questão de abrigar pensamentos envolvidos em excelência. Na verdade é uma questão de programar nossa mente com o tipo de informações que nos libertarão. Vai levar um tempo, e o processo poderá ser doloroso – mas, que metamorfose!