quinta-feira, 21 de julho de 2011

Saiba como fazer seu perfume durar mais na pele


Escolha do tipo de fragrância é fundamental para permanência do cheiro

Na perfumaria, o cheiro estava delicioso. Mas ao usar no dia a dia, você percebeu que o perfume não tinha uma boa duração e nem está tão agradável quanto na hora da compra.

Há uma série de explicações e dicas que podem lhe ajudar não só na próxima aquisição como na permanência do cheirinho agradável em sua pele.

Veronica Kato, perfumista da Natura, explicou ao R7 que são três os pontos a serem observados quando se analisa a duração do perfume. O primeiro é o caminho olfativo: os perfumes florais vão embora mais rápido, devido à evaporação das notas olfativas, enquanto os amadeirados e os adocidados têm duração maior.

O segundo é a concentração. Ao comprar o perfume, a maioria das pessoas não conhece as variações e acaba esperando que um produto de “vida útil” de quatro horas, por exemplo, dure mais do que oito na pele (leia mais na tabela abaixo).

O terceiro ponto é tão importante e significativo quanto os outros: as características individuais de cada pele. Pessoas com a pele oleosa seguram mais o perfume, assim como o odor natural faz com que o mesmo perfume mude de pessoa para pessoa. Alimentação, períodos hormonais e até mesmo medicamentos podem causar alterações no cheiro.

Agora, se você aposta em receitas caseiras acreditando que elas farão o perfume durar mais, como colocar o frasco na geladeira antes da usar, deixar o perfume ao sol para encorpá-lo, saiba que além de estragar o produto, você não obterá maior duração. Luciana Knobel, diretora de criação de fragrâncias da América Latina da Givaudan, explica:

- Recomenda-se guardar o perfume em local fresco e ao abrigo da luz, para que ele dure mais e não sofra processos químicos que podem degradar a fragrância.

Mapa do cheiro

Existem outras dicas que podem manter o cheiro por mais tempo. O uso da água é uma delas, segundo a dermatologista Renata Amoroso Sitonio.

- Passar o perfume após o banho com a pele úmida pode ajudar na fixação, sim. Assim como os cremes hidratantes também devem ser aplicados dessa maneira.

Já Luciana Knobel ensina os lugares estratégicos para a aplicação. De acordo com a especialista, para que o perfume apresente um bom desempenho na pele, os lugares indicados para aplicar a fragrância são os pulsos, o pescoço e as dobras do cotovelo, locais nos quais há uma maior evaporação do perfume.

- A fragrância será mais perceptível tanto para o usuário quanto para quem está ao lado. Para que o cheiro dure mais, recomendo utilizar uma fragrância mais adocicada, com notas de madeiras intensas e resinas como o âmbar, que por apresentarem moléculas maiores, tendem a ficar mais tempo na pele. Um exemplo é o perfume Angel, de Thierry Mugler, que certamente não apresentará problemas de duração.

Quanto à fixação, Eloisa Mello, gerente regional da IFF International Flavors & Fragrance, ensina que, ao contrário do que se imagina, os perfumes não têm um fixador em sua composição. A fixação é parte integrante do perfume. Ela poderá ser maior ou menor dependendo da combinação de matérias-primas usadas pelo perfumista e também das características de cada nota olfativa.

Manual de Instrução

Os perfumes são uma mistura de água, álcool, fragrância e conservantes. A maior parte do perfume é composta por álcool e o que diferencia um tipo do outro são as concentrações de essência, que podem variar de 8% até 20%.

Aprenda na tabela abaixo quanto tempo dura cada perfume de acordo com a concentração da essência e não erre mais em sua próxima compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário